MadreCast Episódio 9: Hevenyze Andrade e o Empoderamento Feminino

Advogada premiada e ativista pelo empoderamento feminino compartilha sua jornada e reflexões no MadreCast

No episódio do MadreCast dessa semana, o foco foi direcionado ao empoderamento feminino, trazendo como convidada especial a advogada Hevenyze Andrade. Reconhecida por sua atuação destacada frente ao colegiado de direito do Grupo Madre Tereza, Hevenyze foi agraciada com o prêmio de Mulher Empoderada no ano de 2023. Foi a primeira coordenadora do curso de direito da Faculdade Madre Tereza, tendo sido uma das responsáveis pela abertura deste curso no município de Santana.

MadreCast Episódio 9: Hevenyze Andrade e o Empoderamento Feminino
Atualmente, Hevenyze está finalizando seu curso de Mestrado em Educação na UNIFAP, onde continua a dedicar-se à causa da educação e à promoção da igualdade de gênero.

Durante o episódio, Hevenyze compartilhou sua visão e experiências, destacando a importância de reconhecer e enfrentar os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade contemporânea. Em uma citação poderosa do livro "O que é Lugar de Fala?" de Djamila Ribeiro, ela ressaltou a luta diária das mulheres por reconhecimento e igualdade:

"Aquele homem ali diz que é preciso ajudar as mulheres a subir numa carruagem, é preciso carregar elas quando atravessam um lamaçal e elas devem ocupar sempre os melhores lugares. Nunca ninguém me ajuda a subir numa carruagem, a passar por cima da lama ou me cede o melhor lugar! E não sou uma mulher? Olhem para mim! Olhem para meu braço! Eu capinei, eu plantei juntei palha nos celeiros e homem nenhum conseguiu me superar! E não sou uma mulher? Eu consegui trabalhar e comer tanto quanto um homem – quando tinha o que comer – e também aguentei as chicotadas! E não sou mulher? Pari cinco filhos e a maioria deles foi vendida como escravos. Quando manifestei minha dor de mãe, ninguém, a não ser Jesus, me ouviu! E não sou uma mulher?”

Essas palavras ressoaram profundamente na discussão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história e a luta contínua por igualdade de direitos e reconhecimento.

Apresentado pelos talentosos Buraslan e Marlon Galeno, o MadreCast continua a ser uma plataforma vital para debates relevantes e inspiradores, destacando vozes como a de Hevenyze Andrade, que trabalham incansavelmente para promover um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas, independentemente do gênero.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

VEJA ABAIXO MAIS NOTÍCIAS