Grupo Madre Tereza realiza primeira reunião do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial e Inclusiva.

O GESPI – GMT (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva) intenciona refletir acerca da realidade escolar com vistas à desenvolver estratégias que diminuam o distanciamento entre as políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva e as práticas de educação formal.

Grupo Madre Tereza realiza primeira reunião do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial e Inclusiva.

Grupo Madre Tereza realiza primeira reunião do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial e Inclusiva.

 


Na quarta-feira (31), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva (GESPI - GMT), realizou a primeira reunião do projeto. O GMT, encampa todos os segmentos educacionais: desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, incluindo a Educação Profissional e Tecnológica.

 


Conheça nosso projeto:

no segmento da Educação Básica, em especial na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2022, a instituição cresceu vertiginosamente em número de alunos e, dentro deste contexto, passou a recepcionar uma grande quantidade de estudantes com necessidades educativas especiais, o que ocasionou, além de adaptações à nova realidade, uma série de reflexões e ações por parte da equipe gestora e pedagógica no sentido de oferecer à este público um serviço educacional acolhedor e de qualidade. A partir daí, nasceu o Grupo de Acolhimento “Laços que se unem”, uma iniciativa do segmento da Educação Básica, que objetiva promover trocas de experiências e conhecimentos entre famílias que têm crianças com necessidades especiais.

Frente a esta ação, a equipe sentiu a necessidade de se debruçar com mais acuidade sobre o tema da educação especial e inclusiva e, após uma reunião com a Direção Geral e Direção Pedagógica do Grupo, a criação do GESPI, em parceria com a Faculdade Madre Tereza surgiu como uma via de apoio à Educação Básica por meio da construção, produção de conhecimento técnico-científico.

 


O GESPI – GMT (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva) intenciona refletir acerca da realidade escolar com vistas à desenvolver estratégias que diminuam o distanciamento entre as políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva e as práticas de educação formal.

 


O GESPI reúne estudiosos e pesquisadores voluntários da área da Educação Especial e Inclusiva, que se vinculam à instituição ou se dedicam à área, incluindo gestores, coordenadores, docentes e discentes da educação básica, tecnológica, graduação e pós-graduação pais e/ou responsáveis. Neste sentido, congrega profissionais com atuações variadas, cujo objetivo maior é estudar, refletir, construir e produzir conhecimento acerca das políticas educacionais vigentes, o trabalho docente, a gestão educacional, considerando sua variabilidade de dimensões e necessária integração.

 


Linha de Pesquisa:

Educação Especial e Inclusiva: interpretações, diálogos, desafios e possibilidades

 


Sub-linhas: Legislação e Políticas Públicas de Inclusão Trabalho Docente na perspectiva da inclusão Saúde e Educação na perspectiva do desenvolvimento e inclusão

Metodologias educacionais e recursos tecnológicos de inclusão

Relação família e escola na perspectiva da inclusão.

 


Os(as) estudiosos(as)-pesquisadores(as) voluntários(as) que iniciaram o GESPI-GMT no dia 01 de setembro de 2022 foram:

 


Participam do grupo: Verônica Batista Diretora  Geral do Grupo Madre Tereza,

Neuci Castro Diretora do Centro de Ensino Madre Tereza, Aldenise Rodrigues coordenadora pedagógica da educação infantil e fundamental anos iniciais,

Hevenize Andrade assessora jurídica,

Jéssica Medeiros coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Patrícia Nepomuceno Diretora Acadêmica e  Tiago Ruan professora da instituição.

 

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